As aulas retornam no próximo dia 03/02. Estarei novamente com turmas de 6o e 7o ano e já comecei a pensar nas primeiras atividades a propor.
Como o primeiro dia é bem atípico, sobretudo para os alunos do 6o ano, pensei em uma atividade de abertura para que a turma se entrose comigo e entre si (já que é comum termos alguns alunos novos).
CONHECENDO A TURMA
Costumo me apresentar e falar um pouco sobre a nossa disciplina, as atividades que faremos e como costumo trabalhar pedagogicamente.
Com a turma em círculo, proponho a seguinte atividade: com uma bolinha de pano cada aluno se apresenta (nome, idade, onde mora, o mais gosta e o que menos gosta de fazer), quando acaba, joga a bolinha para outro aluno que segue com a sua apresentação. A atividade segue até que todos tenham se apresentado, incluindo a professora.
CONSTRUINDO O REGIMENTO DA TURMA
Gosto de construir com a turma o regimento das nossas aulas. No colégio, já existe um regimento com as normas escolares, porém, além da linguagem hermética, muitas vezes há uma associação negativa, por parte dos alunos, com as obrigações a serem cumpridas. Assim, costumo fazer uma roda com a turma e levantar as questões.
O que os alunos devem fazer para as aulas serem legais?
O que a professora deve fazer para as aulas serem legais?
Dependendo da quantidade de alunos, é possível suscitar o debate. Outra possibilidade é pedir que eles escrevam o que pensam. Costumo afixar na turma as nossas normas de convivências e lembra-los sempre de que construímos juntos o nosso regimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário