Essa atividade foi desenvolvida em busca de problematizar a questão de classe hoje em relação a sociedade baseada na servidão Feudal. Trabalhamos com os Jornais atuais e a forma como eles narram os fatos, sobretudo os relacionados às opressões sociais. É importante ressaltar o caráter de ponto de vista de cada veículo midiático, sejam os jornais impressos ou digitais.
Material:
Revistas e Jornais para recorte
Folha A4 ou papel pardo
1a Etapa
Essa etapa funciona como provocação crítica aos alunos.Dividir a turma em grupos. Cada um recebe uma notícia recente (optei por publicações do jornal Brasil de Fato entendendo-o enquanto veículo com viés contra-hegemônico, em contraponto com outros jornais mais populares) e debate em grupo a partir das seguintes questões geradoras:
- Sobre o que fala essa notícia?
- Qual a opinião de vocês acerca dessa notícia?
2a Etapa
Ainda em grupo, pedir que se imaginem enquanto jornalistas de um feudo, a partir desse exercício imaginário irão criar um jornal com título e manchete principal. Distribuir jornais e revistas para que recortem imagens para ilustrar suas notícias, pedir que intervenham sobre as imagens para caracterizá-las melhor segundo a temática feudal.
3a Etapa
Expor todos os trabalhos e discutir cada uma das notíciais com a turma.
Observação: É importante ressaltar que na época Medieval ainda não existia a prensa, tampouco a maioria da população sabia ler e escrever, nesse sentido é bacana trazer a discussão da Igreja X Conhecimento.
Sobre o tema, encontrei essa animação sobre a Prensa de Gutemberg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário