Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sugestão de Atividade - Oficina de Zine

Primavera Brasileira

O mês de Junho de 2013 tem sido atípico para a maior parte dos brasileiros. O que está sendo chamado de Primavera Brasileira, vem marcado de constantes mobilizações, manifestações e protestos de todos os tipos. O protagonismo juvenil, sobretudo a partir das redes sociais para Internet chama a atenção e nos faz atentar para a importância das possibilidades de mídias articuladoras.
Nosso alunos, de diversas idades, têm assistido o desenrolar desses acontecimentos e certamente têm muito a falar sobre o assunto.
Essa atividade, aproveita desse momento intenso para suscitar um debate em sala de aula que perpasse as questões históricas e políticas do país.
Já que falamos em mídias e redes sociais, fui buscar a lógica dos Zines Punks como forma de possibilidade contra-hegemônica de circulação de opiniões e ideias.

Os Zines

 A sua origem vai encontrar-se nos Estados Unidos em 1929. Seu uso foi marcante na Europa, especialmente na França, durante os movimentos de contra-cultura, de 1968. Os fanzines também são geralmente (de forma errônea) indicados como tendo aparecido no movimento punk, devido ao uso marcante de fanzines pelo movimento.
Graças a todos esses movimentos, os fanzines são uma ferramenta amplamente difundida de comunicação impressa de baixos custos. No Brasil, desde a década de 1980 até hoje, os "zines" se converteram no meio de veiculação de idéias mais usado por punks e anarquistas.

"Dá teu papo - Oficina de Zine"

Objetivo: Promover discussão acerca dos eventos que vêm ocorrendo no Brasil, promovendo a construção crítica de ideias. Construção de uma mídia barata e de ampla circulação.

Material: Jornais e revistas para recorte, cola, tesoura, máquina de xerox.

1a Etapa: Antes do debate, trouxe como forma de construir um fio histórico, duas revoltas populares relacionadas à qualidade do transporte público no Brasil.

  • "Revolta do Vintém", no Rio de Janeiro em 1880. O vídeo abaixo traz um trecho da minissérie "Chiquinha Gonzaga" falando sobre a revolta



  • Revolta da Cantareira, em Niterói-RJ, no ano de 1959. O vídeo abaixo foi produzido elo LABHOI - UFF.



Em círculo, estimular um debate acerca das manifestações que vem ocorrendo no país. Como questões geradoras, podemos elencar "Porquê as pessoas estão nas ruas protestando?", "O que podemos fazer para melhorar a sociedade em que vivemos.", "O brasileiro é um povo passivo politicamente?", entre outras.

2a Etapa: Explicar o que são os Zines, se possível passar o video a seguir:


Entregar os jornais e revistas e pedir que coloquem no papel os incômodos que possuem em relação à sociedade e o que gostariam que mudasse. Aqui é interessante ressaltar a ideia da bricolage, da mistura de elementos escritos, imagéticos, intervenção nas imagens e colagens.

3a Etapa: Xerocar as produções realizadas, talvez produzir um mural ou ainda, fazer uma cópia para cada um, ressaltando que podem replicar o material com as suas ideias e repassá-lo. 






Seja a mídia!