Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Mulheres na História - Reino Cuxe / Cuxitas - Sugestão de Atividade

Mulheres na História

Objetivo: Trabalhar com o conceito de matriarcado na África, tecendo paralelos com a questão da mulher hoje. Relativizar o conceito naturalizado de patriarcado e dominação masculina.


1ª Etapa - em sala

  • Discutir a História do Reino Cuxe, com destaque para as Candaces(Rainhas-Mães) e a alternância de poder entre homens e mulheres nesse povo.
  • Discutir a questão da mulher hoje, machismo e opressão. É possível trazer dados importantes, relativos à violência doméstica e discrepância de salários entre homens/mulheres. 


2ªa Etapa - na sala de informática (ou para casa)

  • Cada aluno irá escolher uma mulher importante para a História e fazer uma breve biografia sobre ela.

3ª Etapa - mural

  • Montar, junto com a turma, um mural com as biografias e discutir as personagens que surgiram e qual a sua importância para escrevermos uma História mais plural.


A seguir, algumas fotos do trabalho desenvolvido com a turma de 6ºano do COLUNI/UFF.
Como personagens, foram escolhidas, entre outras: Rita Lee, Clementina de Jesus, Olga Benário, Leila Diniz, Dilma Rouseff, Anne Frank, Maria Padilha.




*Na nossa turma, uma das alunas resolveu trazer como personagem a sua tia, a primeira taxista mulher de Nova Friburgo/RJ. Confira a sua breve biografia, abaixo, escrita pela Anna Julia e Ana Brasil.


Quéren dos Santos Constantino - 1ª taxista mulher de Nova Friburgo/RJ


Nascida dia 23 de outubro de 1981 , em uma sexta-feira . Ela tem uma irmã chamada Quézia 1 ano mais velha . Seu pai era taxista e sua mãe dona de casa . Alguns anos depois seu pai morreu e sua mãe teve uma doença chamada : esclerose lateral amiotrófica . E para conseguir dinheiro necessário para ajudar nos gastos da família , começou a trabalhar como taxista e com isso conseguiu ser a primeira taxista MULHER de Nova Friburgo . Porém ser taxista mulher naquela época era muito perigoso , seu pai faleceu enquanto trabalhava  . Hoje em dia Quéren mora em Rio das Ostras , tem uma filha de 3 anos chamada Maria Cecília e é casada com Márcio Constantino .

Grupo : Ana Brasil da Silveira e Anna Júlia dos Santos Dias
Turma : 601 . ( Fonte : Entrevista com a família )

Nenhum comentário:

Postar um comentário