Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de março de 2013

A Mitologia Nórdica - Seres Elementais

Fico bastante animada quando posso trabalhar com as mitologias dos diferentes povos em minhas aulas, sempre que possível arrumo espaço para realizar contações de história com as temáticas estudadas ou propor atividades utilizando as lendas e histórias dos povos em questão. Agora, estou trabalhando com a temática da Invasão dos Povos Bárbaros nos territórios  romanos, para o 7o ano, e bolei uma atividade sobre a Mitologia Nórdica. O interessante dessas histórias é que muitos dos seres aí presentes ainda povoam o nosso imaginário de hoje em dia. Seja através do cinema ou dos contos de fada, é comum nos depararmos com sereias, dragões, duendes e fadas em algum momento de nossa existência. Realizei uma pequena pesquisa sobre o tema, que compartilho com vocês:



> Os seres elementais são responsáveis por equilibrar a energia da natureza  e nos ajudar na conexão com a grande mãe Gaia (Terra).


OS ELFOS – Elementais do ar

Os Elfos são criaturas da noite. Embora sejam capazes de voar, são seres originários da terra e das águas. Existem os Elfos da Luz, lembram espíritos, mas possuem ossos maleáveis – o que dava vantagem nas lutas que realizam. Foram se afastando  dos humanos à medida que esses começaram a destruir a natureza. Os Elfos da Escuridão são entidades maléficas, provocam pavores de morte quando atraem os humanos a participarem de suas danças noturnas para, em seguida levá-los à loucura ou ao óbito. Possuem cabelos claros, e belos rostos, vivem em uma região escura onde não há sol, nem lua, nem estrelas. Falam pouco, as mulheres gostam de tecer e bordar, podendo se tornar poderosas feiticeiras. Vivem em palácios encantados onde não há doenças ou morte. Os mortais que conseguem entrar em suas habitações encantadas, experimentam a sensação de felicidade eterna! Os móveis dos palácios são feitos de cristais e invisíveis aos olhos de humanos comuns.



FADAS – Elementais do ar

        As fadas são seres de luz que se transformam nas cintilações quando a luz do sol bate na água.  Elas são o meio pelo qual a alegria é transmitida dentro de um sistema ou de um ser físico. Sua alegria clara e cintilante é intensa e espontânea. Uma forma de perceber a presença das fadas é se você de repente sentir no ar um aroma de doce perfume. Vestem roupas com cores transparentes, seu corpo é feminino e possuem mãos alongadas. Algumas usam tocas parecidas com as dos magos e assim como eles possuem  varinhas mágicas para realizar seus fenômenos.  Vivem em florestas e bosques, costumam ser vistas próximas a belas flores com aromas adocicados, seu mundo é cheio de muitos mistérios e encantos.


DRAGÕES – Elementais da água

     Animais de grandes dimensões possuem aspectos de lagartos e serpentes, conseguem voar em alturas imensas. Associados à água, normalmente vivem nos mares, lagos profundos, tempestades, vulcões e nevoeiros. Podem ser encontrados em profundezas de cavernas subterrâneas. Possuem muito poder espiritual e não são necessariamente seres irracionais ou maléficos, possuem a justiça e o equilíbrio dentro de si. São capazes de compreender a fala humana e também dos animais, capazes assim de se comunicar com qualquer ser vivo.  Podem expelir diversos elementos pela boca como: gelo, fumaça, fogo, trovão, trevas, luz e caos.


SEREIAS – Elementais da água

                Representam as emoções, os sentimentos e a intuição, são muito apaixonantes e por isso perigosas. Apresentam-se com o corpo metade mulher e metade peixe, habitando os fundos dos mares e oceanos. Possuem vozes suaves e o seu canto é capaz de enfeitiçar qualquer um que as ouça. São famosas por enfeitiçar marinheiros e levá-los junto aos seus palácios para que se casem com elas. Também são capazes de enlouquecer e até levar à morte aqueles que ouvem suas canções. As sereis não são maléficas e sim levadas por seus sentimentos de amor e paixão, quando são rejeitadas por seus amores, choram tanto que espalham suas lágrimas por todos os oceanos, daí as suas águas serem salgadas.


GNOMOS – Elementais da terra

   A palavra “Gnomo” quer dizer “sabedoria”, eles possuem muitos conhecimentos ocultos da terra e sabem onde encontrar metais e pedras preciosas. Vivem em florestas e não gostam de contato com os humanos, são responsáveis por cuidar das plantas, das árvores e dos animais. Equilibram as energias das plantas e dos minerais. Não são de carne e osso como os humanos mas podem se materializar quando desejarem. Apresentam cabelos e barbas brancas que representam a sua sabedoria, sua aparência pode mudar de acordo com a região onde são encontrados pois tendem a ser parecidos com os habitantes das regiões onde habitam.

(Fonte: http://viagemaomundoencantadodasfadas.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário