Total de visualizações de página

domingo, 20 de outubro de 2013

Detetives da História - Sugestão de atividade - Feudalismo

Meu aluno Ygor me perguntou porque estudar o Feudalismo é tão chato. Olha que eu tento ao máximo diversificar as aulas de modo que a rotina não se instaure na sala de aula. Mas o fato é que tínhamos que fazer uma revisão sobre o Feudalismo. Como já havia trabalhado com RPG em outras temáticas, busquei a linguagem para compor um trabalho de investigação sobre o as transformações do Sistema Feudal. 


Depois de realizada a atividade, compartilhamos as histórias criadas numa roda de conversa. As turmas adoraram!
_____________________________________________________

Um(a) detetive na máquina do tempo



É comum relacionarmos o trabalho do historiador ao de um detetive. Em busca de pistas, ele tenta desvendar mistérios sobre a vida dos homens ao longo do tempo. 
Nessa atividade, você deverá criar as respostas baseadas na temática que estamos estudando sobre as transformações Feudalismo na Idade Média européia. Pesquise no seu livro didático, nas anotações de aula, na Internet, na biblioteca ou onde achar melhor.



Fase 1

Você foi magicamente transportado para o século XIV na Europa, quando se dá conta, está numa floresta e no horizonte avista um castelo.   Sua missão é descobrir como voltar ao tempo de hoje, ATENÇÃo, cuidado para quem você irá contar que é do futuro (lembre-se que costumam queimar bruxas na fogueira!).

Como você faz para sobreviver? 




Fase 2

Se você sobreviveu, é necessário procurar lugares em que hajam pessoas que possam te ajudar. Procure a cidade mais próxima e busque contatos importantes. 

Como você chega até a cidade?
O que faz lá?
Quem encontra lá?





Fase 3

Na cidade, você descobre coisas importantes sobre como foi parar no século XIV e como voltar para casa. No entanto, você ainda tem que superar alguns obstáculos para completar a sua missão.

Que obstáculos são esses?
Você consegue solucionar o problema e retornar para casa? Como?