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segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Estive ausente por um aqui mas nesse meio tempo desenvolvi algumas atividades interessantes na escola onde leciono. Aos poucos vou atualizando o blog. 

Por ora, gostaria de falar um pouco sobre a carência da História do Oriente no conteúdo do ensino fundamental (ainda que o sexto ano contemple algumas discussões a partir da História Antiga). Se com a lei 10.639/03 há algumas mudanças quanto a presença do ensino de África em escolas brasileiras, o mesmo não acontece com a temática relativa ao oriente. É claro que encontramos problemas diversos como a pequena quantidade de tempos de história nas grades curriculares, entre outros problemas. No entanto, me parece que a lógica eurocentrista no ensino de história vem mudando muito lentamente nas últimas décadas.
Ao trabalhar com o contexto do Feudalismo, Renascimento Comercial e Grandes Navegações, senti falta de trabalhar um pouco mais com  o contexto Japonês e Chinês em confluência com a Europa. Nas próximas postagens, apresento algumas sugestões de atividades sobre Japão e China.

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