Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ensinar História em terras argentinas




Estive em terras argentinas durante a semana que passou. Na Universidade Nacional de Rio Cuarto, cidade de Rio Cuarto / Córdoba - AR aconteceu a XIV Jornadas Nacionales y III Internacionales de Enseñanza de la Historia. O lindo campus abrigou uma série de palestras, conferências e mesas de trabalhos. Apresentei um trabalho entitulado "Educação na web: o ensino de história em blogs brasileiros". Em breve disponibilizo o trabalho completo pra vocês.
Num balanço geral, ficou a impressão de que a Educação Pública na América Latina vive um contexto de desmonte. As políticas neoliberais e 
influências economicistas na forma de conduzir políticas públicas para a educação se alastram. Vimos casos de escolas argentinas que têm a grade de História cortada pela metade. Os alunos tem a disciplina em um ano, ficam dois sem tê-la e por aí vai. Em Colômbia a cena é ainda mais triste, as disciplinas de História e Geografia deram lugar a uma mistura de tudo com carga horária reduzida, a chamada disciplina de Humanidades.


Em tempos perigosos para o trabalho com a educação reflexiva, é preciso relembrar o papel fundamental da disciplina de História enquanto caminho de construção do sujeito histórico consciente do seu papel de crítico do presente.

Mural numa das paredes da UNRC
Confira mais sobre o evento em 
http://www.hum.unrc.edu.ar/jehistoria/