Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Concurso - Professor de História da África e Ensino de História - UFF/RJ


O Curso de HISTÓRIA do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense – ESR/UFF aprovou a realização de dois concursos públicos para contratação de professores. Será uma vaga para Professor de História da África em regime de trabalho de 40 horas com Dedicação Exclusiva e uma vaga para Professor de Ensino de História com regime de trabalho de 20 horas.

As provas estão previstas para ocorrerem entre os dias 10 e 14 de março de 2014, portanto, na semana seguinte a do carnaval.

Ambos os concursos serão para professor adjunto, isto é, exigir-se-á dos candidatos o título de doutor.

Editais serão divulgados em breve.

Volta às aulas

As aulas retornam no próximo dia 03/02. Estarei novamente com turmas de 6o e 7o ano e já comecei a pensar nas primeiras atividades a propor.

Como o primeiro dia é bem atípico, sobretudo para os alunos do 6o ano, pensei em uma atividade de abertura para que a turma se entrose comigo e entre si (já que é comum termos alguns alunos novos).

CONHECENDO A TURMA
Costumo me apresentar e falar um pouco sobre a nossa disciplina, as atividades que faremos e como costumo trabalhar pedagogicamente.
Com a turma em círculo, proponho a seguinte atividade: com uma bolinha de pano cada aluno se apresenta (nome, idade, onde mora, o mais gosta e o que menos gosta de fazer), quando acaba, joga a bolinha  para outro aluno que segue com a sua apresentação. A atividade segue até que todos tenham se apresentado, incluindo a professora.

CONSTRUINDO O REGIMENTO DA TURMA
Gosto de construir com a turma o regimento das nossas aulas. No colégio, já existe um regimento com as normas escolares, porém, além da linguagem hermética, muitas vezes há uma associação negativa, por parte dos alunos, com as obrigações a serem cumpridas. Assim, costumo fazer uma roda com a turma e levantar as questões.
O que os alunos devem fazer para as aulas serem legais?
O que a professora deve fazer para as aulas serem legais?

Dependendo da quantidade de alunos, é possível suscitar o debate.  Outra possibilidade é pedir que eles escrevam o que pensam. Costumo afixar na turma as nossas normas de convivências e lembra-los sempre de que construímos juntos o nosso regimento.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Concurso Professor - INES/RJ

CONCURSO PÚBLICO destinado ao provimento de vagas do Quadro de Pessoal do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Ver edital em anexo ou acessar  DOU de 30/12, Seção 3, págs. 73 a 89.
Período para a realização das inscrições: das 08h do dia 15/01/2014 às 14h do dia 07/02/2014 , observado horário oficial de Brasília - DF, através do endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br.

Vagas para diversas áreas como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
Área D: História  -- Licenciatura em História