Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Grandes Navegações - Sugestão de Atividade

Essa atividade é interessante de ser realizada depois que os alunos já foram apresentados ao tema. 

1a Etapa) Separar a turma em grupos de 2 ou 3 alunos. Pedir que criem uma história que tenha como recorte de espaço/tempo as Grandes Navegações empreendidas por Portugal e Espanha nos séculos XV e XVI.

2a Etapa) Com folha A4 ou uma cartolina pela metade, pedir ao grupo que adapte a história que criaram em formato de quadrinhos. 

3a Etapa) Ao final, apresentar com a turma as histórias e se possível afixa-las num mural para que os alunos possam lê-las em outros momentos.

Obs: utilizei duas aulas para realizar essa atividade, mas é possível de ser feita em apenas uma.


Confira um dos resultados:




segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ensinar História em terras argentinas




Estive em terras argentinas durante a semana que passou. Na Universidade Nacional de Rio Cuarto, cidade de Rio Cuarto / Córdoba - AR aconteceu a XIV Jornadas Nacionales y III Internacionales de Enseñanza de la Historia. O lindo campus abrigou uma série de palestras, conferências e mesas de trabalhos. Apresentei um trabalho entitulado "Educação na web: o ensino de história em blogs brasileiros". Em breve disponibilizo o trabalho completo pra vocês.
Num balanço geral, ficou a impressão de que a Educação Pública na América Latina vive um contexto de desmonte. As políticas neoliberais e 
influências economicistas na forma de conduzir políticas públicas para a educação se alastram. Vimos casos de escolas argentinas que têm a grade de História cortada pela metade. Os alunos tem a disciplina em um ano, ficam dois sem tê-la e por aí vai. Em Colômbia a cena é ainda mais triste, as disciplinas de História e Geografia deram lugar a uma mistura de tudo com carga horária reduzida, a chamada disciplina de Humanidades.


Em tempos perigosos para o trabalho com a educação reflexiva, é preciso relembrar o papel fundamental da disciplina de História enquanto caminho de construção do sujeito histórico consciente do seu papel de crítico do presente.

Mural numa das paredes da UNRC
Confira mais sobre o evento em 
http://www.hum.unrc.edu.ar/jehistoria/