Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Divulgando:


VIII Encontro Nacional PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA está prorrogando as inscrições para apresentação de trabalhos até o dia 10 de maio. Mais informações podem ser obtidas diretamente no site do evento, clicando aqui. (via http://historiadoensino.blogspot.com.br )

Atividade de Arte Rupestre e Sítios Arqueológicos

  Pintura rupestre, arte rupestre ou gravura rupestre, independente de como se intitule deve-se pontuar que sua interpretação relaciona-se diretamente ao sítio arqueológico que for encontrada. A atividade sugerida a seguir tenta dar conta desses conceitos e da ideia de preservação das fontes, dificuldade de interpretação e  da importância do todo no sítio arqueológico. 


Sugestão de Atividade:
(Inspirada em atividade realizada com professores por Gustavo Gavião no curso Arte Brasileira: uma panorâmica, no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica)

  • Grupos de 4 alunos ou mais;
  • Papel cartão ou cartolina em formato quadrado 15cm X15cm;
  • Tinta guache;
  • Pincéis

 Pedir que conversem e pensem que identidade forma o grupo que organizaram. A seguir, distribuir os papéis, as tintas e os pincéis para que representem essas características do grupo. Por exemplo, se é um grupo que gosta de comer, podem acabar se representando através de comidas ou ainda do ato de comer. Terminados os desenhos, pede-se que escolham algum lugar da escola para depositar os vestígios, levando em conta que a forma como serão depositados devem ter a ver com o que foi pensado com o grupo. Passar com todos os alunos por cada sítio arqueológico buscando identificar as características desse grupo através da forma e das representações.


Questões motivadoras:

  • É possível compreender esse grupo apenas a partir desses vestígios?
  • Se retirarmos uma imagem do todo, essa perde seu sentido?
  • Como devemos realizar a interpretação de um sítio arqueológico?


   A seguir imagens da atividade realizada no Colégio Universitário da UFF (COLUNI) com as turmas do 6o ano:







quinta-feira, 26 de abril de 2012


O tema da Pré-História instiga muito os afoitos alunos do 6º ano. Imaginar os hominídeos e o desenvolvimento de tecnologias, o universo das  Grandes Feras e as Pinturas Rupestres gera enorme encantamento nos miúdos. É interessante discutir a questão do termo Pré-História X História antes da invenção da escrita; A longa transição (em torno de 10000 anos) do Paleolítico para o Neolítico; e as pinturas e gravuras rupestres.
Segue abaixo dicas de vídeos a serem trabalhados em sala acerca dos temas  :
: